segunda-feira, 17 de setembro de 2007


RESGATE DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS NA HISTÓRIA DE COSTA MARQUES

ESTE MUNICÍPIO FOI CRIADO EM 16 DE JUNHO DO ANO DE 1.981, ATRAVÉS DO DECRETO-LEI Nº 6.921 PELO PRESIDENTE JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO, PERTENCENDO ATÉ AQUELE MOMENTO AO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ MIRIM.
A ORIGEM DE SUA FORMAÇÃO DEU-SE NO INÍCIO DO SÉCULO XIX COM O COMÉRCIO DA BORRACHA E COM A CHEGADA DOS NORDESTINOS, BOLIVIANOS E PERUANOS, HOJE CHAMADOS, “EX-SOLDADOS DA BORRACHA”, QUE VIERAM PARA EXPANDIR O REFERIDO CICLO.
EM UM DETERMINADO TEMPO DA HISTÓRIA, HOUVE A QUEDA DO PREÇO DA BORRACHA E A RETIRADA DA COMPANHIA “GUAPORÉ RUBER COMPANY” O QUE LEVOU AO FIM OS SERINGAIS. UM DOS PATRÕES SERINGALISTAS FRANCISCO CHIANCA, FICANDO SEM FONTE ECONÔMICA PARA SOBREVIVER, CONSTRUIU UMA CASA DE PALHA À BEIRA DO RIO E PASSOU A VENDER LENHAS PARA AS LANCHAS QUE ALI PASSAVAM.
NO DIA 20 DE JANEIRO DE 1.906, O SENHOR FRANCISCO CHIANCA HOSPEDOU EM SUA CASA O DR. MANOEL EXPERIDIÃO DA COSTA MARQUES, ENGENHEIRO, ADVOGADO E ILUSTRE POLÍTICO MATOGROSSENSE QUE VIERA A ESTE LOCAL COM O OBJETIVO DE EXPLORAR O RIO GUAPORÉ E LEVANTAR O POTENCIAL ECONÔMICO E EXTRATIVISTA DA REGIÃO. CHIANCA FICANDO IMPRESSIONADO COM A CULTURA E A SIMPLICIDADE DE SEU HÓSPEDE, APÓS SUA PARTIDA RESOLVEU HOMENAGEÁ-LO, COLOCANDO SEU NOME NUMA TABULETA E FIXANDO-A A BEIRA DO BARRANCO COM AS SEGUINTES INSCRIÇÕES: “PORTO COSTA MARQUES”. HOMENAGEM ESSA QUE LEVOU A INSTITUIÇÃO DO NOME ATRIBUÍDO A ESTE MUNICÍPIO. AO PASSAR POR ESTA REGIÃO, MANOEL EXPERIDIÃO DA COSTA MARQUES CONTRAÍRA A MALÁRIA QUE O LEVOU A FALECER 3 MESES APÓS.
EM RAZÃO DA DATA DE SUA CHEGADA AO PORTO, O ENTÃO MONSENHOR FRANCISCO XAVIER REY, ESCOLHEU O SANTO DO DIA, “SÃO SEBASTIÃO”, COMO PADROEIRO DA CIDADE. PRESTE A COMPLETAR 24 ANOS DE EMANCIPAÇÃO, ESTE MUNICÍPIO PASSOU POR MUITAS EVOLUÇÕES, GRAÇAS AOS NOSSOS ILUSTRES DESBRAVADORES QUE TANTO CONTRIBUÍRAM PARA ESTE AVANÇO. EIS ALGUNS DELES:
· RAIMUNDO DE OLIVEIRA MESQUITA– HISTORIADOR E JUIZ DE PAZ.
· ALEXANDRINA DO NASCIMENTO GOMES- PRIMEIRA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUAÇÃO.
· ANGELINA DOS ANJOS- UMA DAS PRIMEIRAS PROFESSORAS DA REGIÃO.
· RUY RODRIGUES DE ALMEIDA- PRIMEIRO PREFEITO ELEITO PELO POVO COSTAMARQUENSE.
· CORONEL JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA-PRIMEIRO GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA E INCENTIVADOR DO DESENVOLVIMENTO LOCAL.
ALÉM DE HOMENAGEAR ESTES VULTOS, NÃO PODERÍAMOS DEIXAR DE RESSALTAR QUE ESTE LUGAR POSSUI GRANDES ATRAÇÕES TURÍSTICAS QUE ENCANTAM AQUELES QUE POR AQUI PASSAM. ENTRE ELAS É IMPOSSÍVEL DEIXAR DE DESTACAR:
· O RIO GUAPORÉ E SUAS BELÍSSIMAS PRAIAS QUE PROPORCIONAM UM AMBIENTE PARADISÍACO E CONVIDATIVO PARA A CONTEMPLAÇÃO DO ESPETÁCULO NATURAL QUE SE FORMA EM SUA VOLTA.
· RESERVAS BIOLÓGICAS CONSTITUÍDAS POR ÁREAS DE FLORESTAS AMAZÔNICAS E DE PRESERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS.
· PROJETO DE PROTEÇÃO E MANEJO DE QUELÔNIOS TEM O OBJETIVO DE PROTEGER A TARTARUGA E O TRACAJÁ, ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DA DESOVA E POSTURA, DA CRIAÇÃO EM BERÇÁRIO E DA CONSCIÊNCIA PRESERVATIVA DA POPULAÇÃO.
· FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO É UMA COMEMORAÇÃO RELIGIOSA QUE HÁ 111 ANOS VEM SENDO REALIZADA PELOS MORADORES, SEGUINDO UMA TRADIÇÃO DO VALE DO GUAPORÉ. ORIGINÁRIA DE PORTUGAL E CRIADA PELA RAINHA ISABEL, ESPOSA DO REI DOM DINIZ NO SÉCULO XIV E INTRODUZIDA NO VALE DO GUAPORÉ EM 1894 POR MANOEL FERNANDES COELHO.
· E PARA FINALIZAR, APRESENTAMOS O MAIOR E MAIS ANTIGO MONUMENTO HISTÓRICO DE RONDÔNIA, SENDO UM GRANDE ATRATIVO TURÍSTICO PELA SUA LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA E GRANDIOSA BELEZA ARQUITETÔNICA, CONSTRUÍDO PELOS ESCRAVOS E QUE REPRESENTA A CONQUISTA DO IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVIII, COM O OBJETIVO DE GARANTIR OS LIMITES ESTABELECIDOS PELO TRATADO DE MADRID DE 1750, QUE TRAÇOU OS CONTORNOS DAS AMÉRICAS PORTUGUESAS E ESPANHOLAS:
“O REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA”. APESAR DE JÁ TER SOFRIDO A DETERIORAÇÃO DO TEMPO, A FORTALEZA AINDA SE MANTÉM, GRAÇAS AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO EXÉRCITO BRASILEIRO REPRESENTADO PELO 1º PELOTÃO DE FUZILEIROS DE SELVA DESTACADO NA FRONTEIRA.

Nenhum comentário: